Visita à Bica da Cana, Ponta do Sol

27-10-2021
wheel it madeira

Olá, sou o Xavier, tenho 15 anos e paralisia cerebral. Venho contar a minha experiência num atividade realizada com a Wheel IT – Madeira (WIM), que aproveito desde já para felicitá-los por demonstrarem interesse numa área que permitirá a imensas pessoas que possuem algum tipo de limitação, visitarem a Madeira de uma forma natural e sem barreiras.

Antes de vos contar a minha experiência, conheço a Via Activa e o seu campo de férias “Verão em Cheio” à alguns anos, sendo participante desde os 8 anos. Sempre fui bem recebido e acarinhado por toda a equipa, existindo sempre a preocupação de ultrapassar quaisquer barreiras, fazendo com que seja possível desempenhar as atividades de forma natural e da mesma forma que os meus colegas.

Wheel IT – Transporte Acessível

Passando à atividade, recebi o desafio por parte da WIM para realizar o percurso da Bica da Cana, Ponta do Sol que quando terminado, permite-nos chegar a um miradouro com uma vista fantástica a 1580 metros de altitude, que permite ver um dos pontos mais altos da Madeira, o Pico do Areeiro.

A WIM pretendia continuar o processo de testagem de um dos equipamentos adquiridos para o projeto que neste caso trata-se de uma Joelette. Este equipamento carateriza-se por assumir a forma de um monociclo que é manobrado por duas pessoas, e sendo todo-o-terreno permite realizar trilhos que normalmente não são acessíveis em cadeira de rodas. 

Wheel IT – Joelette

A atividade iniciou-se com o meu transporte para a Bica da Cana. Fui transportado na carrinha adaptada da WIM, que com o banco adaptado giratório permitiu e facilitou a minha entrada na mesma. Quando chegámos à Bica da Cana, os responsáveis da atividade montaram o equipamento e colocaram-me neste. Após esta colocação, é necessários ajustar todas as ferramentas de segurança de forma a ter o maior conforto e segurança possível durante a atividade.

Durante o percurso senti-me seguro, confortável e feliz por estar a passar neste local pela primeira vez, pois este trilho não é possível de ser realizado numa cadeira de rodas padrão. 

Wheel IT – Subida para o Miradouro da Bica da Cana, Ponta do Sol

Infelizmente, quando chegámos ao miradouro, estava nevoeiro o que não nos permitiu ter a vista pretendida, o que acabou por não retirar valor a esta atividade pois permitiu-me chegar a um local que nunca tinha chegado antes. Para finalizar, gostaria de agradecer à Wheel IT – Madeira a oportunidade de experienciar uma atividade deste género e acima de tudo, a boa disposição e disponibilidade dos seus responsáveis que também foi um fator que me permitiu desfrutar desta experiência. Podem consultar o vídeo resumo da atividade no youtube da Wheel IT.

Pode seguir as novidades da Wheel IT no Facebook e Instagram!

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Skip to content